Vale do Aço,
 

Palavra da Diretora

Início > Palavra da Diretora

  A tarefa de educar sempre foi um grande desafio tanto às famílias quanto à escola e, principalmente, aos educadores. Em tempos contemporâneos esse desafio torna-se ainda mais complexo. Mudou-se a dinâmica das relações entre as pessoas. É preciso cuidar mais da "convivência" para que possamos respeitar mais uns aos outros.  

Vivemos o tempo da diferença. É preciso saber viver e conviver, assim como preconiza um dos grandes pilares da educação. Nesse sentido, é preciso respeitar a riquíssima diversidade no contexto escolar, familiar e social que nos permite exercitar a cidadania e a condição cristã de saber respeitar o outro. Isso nos coloca em condição de crescimento pessoal e coletivo e nos faz assumir ainda mais o posicionamento ético, respeitoso e transparente. Quando assumimos o posicionamento pela vida, acreditamos que no exercício cotidiano da tolerância, do respeito, da verdade possamos exercer o verdadeiro sentido da vida. Isso implica relacionar-se consigo mesmo, com o outro e com o ambiente. Torna-se necessário extrapolar o mundo das particularidades e egoísmo e assumir a vida si e pelo outro. 

  Assim, assumimos o outro o qual respeitamos,por quem nos sensibilizamos pela sua singularidade, e que nos permite assumir a compreensão do humano. Com isso, entendemos que somos responsáveis por cuidar do outro. Neste contexto, a escola apresenta-se nesse cenário para validar o conhecimento organizado academicamente, mas para, principalmente, cuidar da vida motivada pela reflexão de tempos mais fraternos, justos e que a superação dos problemas seja para assumir uma humanidade em equilíbrio com o outro, com o planeta, enfim... com a vida!

 

Vânia Lamas
Diretora Pedagógica CECMG

 

Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais
Av. Monsenhor Rafael, 4 - Timirim - Timóteo - MG

Fone: (31) 3846-5770 | Fax: (31) 3846-5762 | E-mail: secretaria@cecmg.g12.br
Mantenedora: UBEC - União Brasileira de Educação Católica